logo principal

Estudo mostra que creators impactam em média 2,5 vezes mais que publicidade tradicional

Sumário

Sabe por que falamos tanto de marketing de influência? Porque é uma estratégia acessível às marcas e que gera resultados comparativamente melhores do que as campanhas publicitárias tradicionais. O estudo do “The Keller Advisory Group”, de março deste ano, aponta como creators conseguem retornos significativamente mais vantajosos ao criar um conteúdo – sabemos que isso pode parecer ser óbvio, mas com números, podemos mensurar essa distância.

Através desses dados conseguimos entender que o público tende a aceitar mais de quem eles confiam e acompanham. Para as marcas, não compensa apenas dizer ao público que a cerveja é gelada, tem que chamar o creator para beber. Vamos aos números:

A confiança do público no creator é a chave para o sucesso. Influenciadores com conteúdo especializado alcançaram confiança de 62% dos respondentes, segundo a pesquisa. Em comparação, familiares, amigos e colegas de trabalho conseguiram a confiança de 75%.

A proximidade dessas porcentagens mostra que a confiança é consequência de uma comunidade forte, mas que ao contrário da família, não precisa aparecer nos almoços de domingo. Muito provável que seu “tio do pavê” não tenha a mesma desenvoltura do creator especializado em um nicho, mas o princípio que faz com que as duas opiniões, valores, sejam considerados é a relação construída. 

Da mesma forma que no começo do texto explicamos o porquê de falarmos tanto de marketing de influência, essa mesma indagação vale para o tanto de vezes que repetimos os termos “autenticidade” e “autoridade”. Ninguém pensa em reinventar a roda. Ser recorrente, criar um conteúdo relevante e entender quem é o público são aspectos basilares na vida de um creator, é que se espera de largada.

Esses dados, muito mais do que um indicativo para o creator, é um alerta para as marcas – principalmente para aquelas que ainda ignoram o marketing de influência como estratégias para suas campanhas. Além de oferecer uma taxa de conversão esperada maior do que as campanhas tradicionais, o marketing de influência pode ser aplicado em todas as etapas do funil de vendas – mas não deposite todas as KPIs de um funil na mesma campanha, não é assim dever ser operacionalizado.

Para o creator, também deixamos um aviso: não é só porque você é um fator central no sucesso da campanha que você deve agarrar todas as oportunidades de parceria com as marcas. Isso se chama FOMA (fear of missing advertising). Já escrevemos sobre esse tema, leia o texto clicando aqui.

Se você ainda se sente perdido em como criar uma campanha de marketing de influência, indicamos dois textos: 

Como criar uma campanha de marketing de influência?

Dos Baby Boomers até a Gen Z: estudo mostra como o marketing de influência atravessa gerações

Compatilhe!
Últimos artigos