De Chico Anysio a Sabrina Sato, tendo passado por nomes como Malu Mader, Tony Ramos, Fernanda Lima etc. Todos eles (e mais uma constelação de personalidades) já estrelaram uma propaganda das Havaianas. Desde “Nasce uma estrela (1962)” até “Re-inventando clássicos (2000-Presente)”, provavelmente, conseguiremos lembrar de peças publicitária da alpargataria em diferentes idades, ou seja, a prova de que o marketing de influência atravessa gerações está no nosso pé.
Neste mês de julho, a Captiv8 publicou uma pesquisa que mostra como a Geração Z (1997-2012), Millennials (1981-1996), Geração X (1965-1980) e Baby Boomers (1946-1964) respondem ao marketing de influência.
Mais de 46% da Geração Z e 48% dos Millennials tendem a confiar em uma indicação feita por um influenciador. Quando olhamos para gerações mais antigas esse número cai para 29% de confiança da Geração X e 14% dos Baby Boomers. Um dado geral que mostra que a influência como estratégia desfruta de uma das maiores possibilidades de conversão é que 7 em cada 10 consumidores confiam mais influenciador, amigo ou familiar do que em uma marca.
Em um comparativos por plataformas, vemos que a Geração Z tem tendência a comprar a partir do TikTok. Do outro lado, Millennials, Geração X e Baby Boomers preferem o Facebook. Vamos aos números:
- Geração Z: TikTok (63,23%)
- Millennials: Facebook (61,11%)
- Geração X: Facebook (71,68%)
- Baby Boomers: Facebook (64,18%)
Vamos aos insights
Geração Z
Nas hora das compras, a Geração Z prefere o Tik Tok (62,33%), ainda que Instagram (55,09%), Youtube (45,29%) e Facebook (41,29%) possuam porcentagens significativas. Isso indica que essa geração consome conteúdo em diversas plataformas e, portanto, é influenciado por todas. É a geração mais engajada, pois já nasceu conectada às redes sociais. Aqui, é recomendado ser o mais direto possível, utilizando, por exemplo, uma CTA (call to action), além de uma jornada do consumidor conectada com posts, stories e lives.
Millennials
Os Millennials também possuem uma jornada diversificada. Por mais que prefiram o Facebook (61,11%), também são fortemente influenciados pelo Youtube (47,69%) e pelo TikTok (44,91%). As duas primeiras redes sociais são tradicionais e contemporâneas, datando de 2004 e 2005, respectivamente. Isso indica que estratégias nessas plataformas tendem a ser mais consistentes e estáveis para essa geração. O TikTok chama a atenção por ser uma rede relativamente nova (2016), mas ganha na velocidade de distribuição e na forte receptividade ao marketing de influência.
Geração X e Baby Boomers
A Geração X (71,68%) e os Baby Boomers (64,18%) são fiéis ao Facebook. A diferença está na distribuição nas outras redes sociais. A Geração X também utiliza o TikTok (25,59%) e o Youtube (35,84%) para compras, duas plataformas com foco no consumo de conteúdo. Já os Baby Boomers têm números consideráveis apenas neste último: 24,63%. Para a Geração X, é recomendável parceria com creators que se destacam por autenticidade, valores e experiência, pois há um foco no consumo deste tipo de conteúdo. No caso dos Baby Boomers, é indicado focar em conteúdos que forneçam detalhes sobre o produto, num enquadramento educacional.