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Creators são pequenos negócios? Entenda porque isso é importante

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Durante o Web Summit, realizado em Lisboa, Portugal, a empresa de cartões Visa anunciou que passará a classificar oficialmente os criadores de conteúdo como pequenos negócios, permitindo que eles tenham acesso a novas ferramentas financeiras.

Embora essa mudança possa parecer apenas uma estratégia de marketing à primeira vista, ela aborda uma dor comum a muitos creators. A falta de reconhecimento da carreira de influenciador tem dificultado que alguns profissionais do setor estabeleçam relações sólidas com bancos tradicionais, portanto, ficam impedidos de acessar algumas linhas de crédito. Um estudo da Visa revelou que dois terços dos creators sentem que a demora nos pagamentos dificulta o desenvolvimento de seus negócios.

Empresas do setor financeiro já percebe que é impossível ignorar o crescimento explosivo da creator economy. O tamanho dessa indústria deve alcançar US$ 500 bilhões até 2027, com YouTube e TikTok impulsionando boa parte desse mercado.
Em um dado localizado, apenas em 2022, o YouTube teria contribuído com US$ 35 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos, apoiando o equivalente a 390 mil empregos em tempo integral.

Tem mais gente querendo participar desse negócio

Para quem acha que essa disposição em oferecer condições especiais a creators é exclusivo da Visa, engana-se. A Karat (empresa de soluções financeiras a empresas), compensou a relutância dos bancos tradicionais oferecendo diversos serviços financeiros adaptados à creator economy. Em um e-mail enviado ao portal Tubefilter, o cofundador e CEO da Karat, Eric Wei, destacou que os criadores de conteúdo se qualificam como pequenos empresários, com sua capacidade de gerar empregos, necessidades fiscais e contribuições ao PIB, os tornando tão legítimos quanto qualquer empresa tradicional. É por isso que a atualização de política da Visa é tão significativa — ela oferece aos criadores um status muito importante no qual eles já haviam conquistado.

À medida que a profissão de creator continua a crescer, sua integração com a economia global se intensifica. Já vimos evidências dessa mudança durante o ciclo eleitoral de 2024, quando criadores interagiram com autoridades da Casa Branca, ofereceram endossos poderosos a candidatos, emergiram como os novos rostos da mídia política e, em alguns casos, até se candidataram a cargos públicos. Neste ano também tivemos a primeira conferência de creator economy na Casa Branca.

A Visa, que anteriormente abraçou tecnologias como NFTs, agora está pronta para representar criadores à medida que eles ganham destaque no mainstream. Essa influência crescente virá acompanhada de uma série de necessidades financeiras, e a Visa está tornando mais fácil para pequenos empresários do YouTube e TikTok obterem o suporte de que precisam.

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