A cada dia que passa, profissionais de marketing têm aprendido a criar prompts para sistemas de IA experimentando diferentes abordagens e analisando os resultados. É a busca do “prompt perfeito”. Essa prática ajudou a desenvolver algumas estratégias concretas, como fórmulas para condensar informações nos prompts e galerias com vários modelos de texto.
No entanto, muitas vezes a IA exige medidas inusitadas para atingir o resultado desejado.
Por exemplo: quando Jesse Suchmann se depara com dados complicados, ele pede ao chatbot que explique o conteúdo como se fosse um amigo bêbado em um bar. “Isso sempre vai direto ao ponto”, diz Suchmann, vice-presidente executivo e diretor criativo na Edelman.
Esse é um dos “truques” que os profissionais de marketing estão usando para aprimorar suas técnicas de prompts em chatbots, como ChatGPT, Gemini e Claude.
Como qualquer forma de escrita, criar prompts é uma arte que deve ser direcionada intencionalmente para gerar os melhores resultados.
Não economize nos detalhes
Segundo Bas Korsten, diretor global de inovação e diretor criativo da VML, a IA generativa precisa e merece o mesmo nível de informação que um redator humano para criar bons textos, “Quanto mais contexto (como briefing do cliente, briefing criativo, insights principais, diretrizes de marca, tom de voz, etc.), mais detalhes e orientação, melhor”, completa.
Jessica Berger, vice-presidente sênior de inovação da Publicis Media, também fornece informações detalhadas desde o início. “Normalmente, forneço uma descrição curta do conceito, seguida por prompts de texto direcionados para diferentes públicos ou sentimentos”, disse Berger. “Se temos visuais como imagens ou vídeos, os prompts se alinham a esses storyboards para manter a consistência.”
Berger usa diferentes estruturas de prompts para preparar a IA para diversas tarefas, incluindo instruções como “agir como [função]” para definir um papel específico. Ela também orienta o chatbot a escrever para um cenário específico e a incorporar um slogan ou evitar jargões.
Nem todo contexto é útil
Comentando que detalhes são importantes, mas não exagere com informações desnecessárias. Sobrecarregar a IA com muitas perguntas ou contextos complexos geralmente leva a resultados imprecisos. Se você não conseguir ser claro no contexto, aconselhamos focar em uma tarefa de cada vez para manter as respostas claras e objetivas. Berger acrescenta um conselho importantíssimo: “Referencie apenas pessoas reais ou eventos bem documentados”.
A IA não resolve todos os problemas
Por mais que tentem, os chatbots atuais ainda não produzem conteúdos publicitários excelentes sozinhos. Algumas plataformas, como o ChatGPT, ainda não dominam nuances básicas do marketing, como a diferença entre “headline” e “tagline”.
Quando achar que não consegue melhorar, recomece
Recomece constantemente: disse Peter Steiner, diretor de tecnologia criativa da Code and Theory. “Se você já refinou o prompt por um tempo e não sabe o que fazer em seguida, aperte o botão de reset. Comece um novo chat com o prompt refinado para que o modelo não se confunda com ideias antigas que você já abandonou.”
Experimente diferentes públicos
Busque sempre ajustar o tom e a chamada para ação com base em um determinado público. Berger deu um exemplo: “Reescreva o texto sobre um dispositivo tecnológico de maneira que evoque curiosidade e empolgação. Em seguida, crie uma versão que atraia céticos em tecnologia, focando em confiança e confiabilidade.”
Ajuste o tamanho das respostas
“Contagem de caracteres é uma batalha constante para redatores”, disse Emma LeMay, copywriter na Pereira O’Dell. Ela encontrou no ChatGPT uma ferramenta eficaz para ajustar títulos ou textos a novos comprimentos.
Suchmann gosta de pedir ao bot que reduza o comprimento do texto em 20% após acreditar que o conteúdo está pronto, afirmando que esse corte geralmente elimina o excesso, deixando apenas o essencial.
Conclusão
Ao explorar a criação de prompts com mais precisão e criatividade, os profissionais de marketing estão expandindo o potencial da IA como uma verdadeira aliada na produção de conteúdo estratégico. É uma questão de equilibrar detalhes e simplificações para alcançar clareza e impacto nas respostas, ajustando o tom conforme o público. Embora a IA ainda dependa de um toque humano para dominar certos aspectos criativos, o uso desses sistemas permite aos profissionais simplificar processos, otimizar mensagens e explorar novas formas de engajamento com o público.
Fonte: Adage