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Vimeo quer ser a casa dos creators: plataforma lança recurso para quem quer criar seu próprio streaming

Sumário

Transforme streams em receitas. É isso que promete o anúncio do Vimeo, plataforma de vídeo que quer levar o mercado dos creators (junto com seus fãs) para suas telas. Mas antes de sair por aí criando conta, contratando plano, vem com a gente entender se esse novo recurso é para você.

Como funciona?

A ideia é que através do Vimeo Streaming, cada creator tenha a possibilidade de ter a sua própria plataforma de streaming. O conceito é simples: criadores de TODOS OS TAMANHOSisso é bem importante ressaltar podem lançar seus próprios serviços de streaming com a sua marca e aplicativos personalizados, tudo para alcançar o público de um jeito mais assertivo.

Segundo informações da página do Vimeo Streaming já foram lançados mais de 5.400 aplicativos, que juntos somam mais de 13 milhões de assinantes ativos e geram uma receita anual de mais de 429 milhões de dólares anuais para os creators.

A sacada da ferramenta da plataforma é que você consegue montar um serviço de streaming com uma cara bem parecida com a da Netflix, Amazon Prime, sabe? Dá para mudar tudo: logo, cores, fontes e até o nome do site. E você lança como se fosse um app seu, só que dentro de uma estrutura de serviço com suporte. E você ainda escolhe como o seu conteúdo vai aparecer, com layouts personalizados, capas, informações e tudo mais.

Ficou com cara de propaganda, mas é que o serviço é interessante mesmo.

E sobre a monetização?

Sim, a plataforma é feita para você ganhar dinheiro. O Vimeo Streaming oferece várias formas de monetização para as plataformas OTT (Over-The-Top). Você pode ter assinaturas (SVOD) para ter uma receita que entra todo mês, venda ou aluguel de vídeos (TVOD), anúncios (AVOD) ou até patrocínios. O sistema de pagamento para quem assiste é bem fácil, o que ajuda os criadores a fazerem do jeito que for mais confortável e adaptável ao público-alvo.

A plataforma também garante uma qualidade alta na hospedagem de vídeos e transmissão ao vivo, para a galera ter uma experiência de cinema, com um player de vídeo de alta qualidade e transmissões ao vivo estáveis. Além disso, para proteger o seu conteúdo, eles têm recursos como Gerenciamento de Direitos Digitais (DRM), bloqueio por região e configurações de privacidade.

E se eu quiser compartilhar o vídeo em outro lugar, eu posso?

Dá para mostrar o seu conteúdo em várias plataformas e aparelhos, colocar vídeos em outros sites ou usar as APIs deles para criar coisas personalizadas — na maioria das vezes tudo isso é bem tranquilo. Para alcançar gente no mundo todo, a plataforma oferece traduções com inteligência artificial (não é perfeito, mas funciona) e aceitam a maioria das moedas. E ainda dá para lançar seus próprios aplicativos para celular e TV.

A plataforma atende todo mundo?

Sim e não. Eu sei que todo mundo odeia esse tipo de resposta. Contudo, confia! Vou te explicar melhor embaixo.

A plataforma da Vimeo é muito boa e estável — digo isso por experiência própria. Os recursos de personalização são muito interessantes e acessíveis na configuração. Não precisa ser um programador sênior para ajustar. O que mais vale é a criatividade. No entanto, não é de graça. Sendo assim, acredito que para certos grupos podem não ter um custo-benefício interessante.

Para quem serve?

Se o teu principal formato de conteúdo é em vídeos — exclui-se os de curta duração, tal como os publicados em reels, Tik Tok e Youtube Shorts — acredito que valha a pena considerar o Vimeo. Primeiro, é importante reiterar que estamos falando de criação e monetização de conteúdo. Nosso objetivo é pensar em modelo de negócio.

Importante dizer que ser creator focado em vídeos não é suficiente para a plataforma valer a pena. É preciso que esse creator tenha uma comunidade engajada para que o público seja mobilizado para o Vimeo. A gente sabe que mudanças são menos simples do que parecem.

Quantas vezes não desistimos de algum serviço/produto só porque precisamos baixar algum app ou fazer um cadastro extenso?

Pensando em nichos, os educacionais parecem ter um encaixe bem interessante. Pois a periodicidade das video aulas, aliada com a proteção do conteúdo e a personalização da plataforma são recursos bem importantes para atender às necessidades dos alunos.

Para quem não serve?

Creators que não tem o formato de vídeo como sua principal fonte de monetização. O Vimeo Streaming não cobra um preço exorbitante pelo que oferece – não vou considerar o plano gratuito pois os recursos são limitados —, há planos a partir de 20 dólares mensais. Mesmo assim, ainda é um investimento.

Outro grupo de creators que entendo que não seja atendido pelo Vimeo são aqueles que dependem da própria distribuição da plataforma. Vamos a um caso concreto: se você cria para o Youtube, há mecanismos eficientes para a proliferação do conteúdo de forma orgânica. Todos podem acessar seu vídeo. Além disso, ele também pode estar indicado em listas de recomendados e em páginas iniciais de conteúdos em alta. Já o Vimeo dispõe de um ecossistema fechado. Os vídeos não são vinculados com outros, então não há aquele “semi efeito-scrolling” de ficar pulando de um vídeo para o outro. Então é fundamental que o creator tenha a capacidade de trazer diretamente as pessoas para aquele vídeo — o que a gente sabe que, na maioria das vezes, é uma tarefa árdua e com custo alto.

Conclusão

Valendo a pena ou não, é muito importante iniciativas como essa, pois sinalizam dois pontos.

  1. As plataformas estão preocupadas em oferecer soluções para as demandas dos creators — e não é por caridade. Isso é mais uma sinalização do crescimento do mercado;
  2. Os creators são entendidos como detentores de ecossistemas próprios e capazes de gerar um volume de monetização;
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