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Cultura Corporativa: 70% das pessoas já recusaram vagas por não gostarem do ambiente

Sumário

As organizações precisam de uma cultura corporativa forte. Quando os funcionários estão felizes, produzem um trabalho melhor, são mais propensos a falar bem da empresa para outras pessoas e permanecem por mais tempo.

Não investir em uma boa cultura corporativa pode trazer grandes repercussões. Cerca de 48% dos trabalhadores afirmaram ter deixado um emprego devido a uma má cultura da empresa, segundo um novo estudo da plataforma de gestão de RH Dayforce. Entre os 9.489 entrevistados, todos empregados em empresas com pelo menos 100 funcionários, cerca de 70% disseram que recusariam (ou já recusaram) uma oferta de emprego porque não gostaram da cultura do local de trabalho. Esse número sobe para 75% entre trabalhadores com menos de 34 anos.

“Quando você sente que não se encaixa ou que não é valorizado, é fácil começar a identificar todas as coisas que não funcionam [na sua empresa]”, afirma Amy Cappellanti-Wolf, diretora de pessoas da Dayforce, à Fortune.

E se você é executivo e acha que a cultura da sua empresa está ótima, é melhor rever essa percepção. Executivos e líderes de RH tendem a superestimar o quão boa é a cultura de suas organizações, revelou o estudo. Enquanto 84% dos executivos e 81% dos líderes de RH disseram que suas empresas investem em cultura, apenas 49% dos funcionários concordam. Além disso, diretores de RH e outros membros da alta liderança são 35% mais propensos do que os funcionários a acreditar que a organização trabalha continuamente para melhorar a cultura corporativa.

“Há perspectivas diferentes entre o que a liderança sênior pensa e o que os funcionários acham sobre a cultura, e essa é a lacuna que você precisa observar com atenção, porque é onde pode surgir toxicidade ou desalinhamento,” explica Cappellanti-Wolf.

Consertar uma cultura corporativa tóxica ou negativa é possível, de acordo com o estudo, mas exige comunicação e escuta atentas. Funcionários bem-informados e atualizados sobre as novidades da empresa têm 66% mais chances de serem otimistas, engajados e proativos, além de 63% mais chances de se sentirem à vontade para compartilhar suas opiniões no trabalho.

“Nossa pesquisa mostra que as organizações que investem em cultura — especificamente alinhando benefícios, iniciativas e tecnologia às necessidades de seus funcionários — terão uma vantagem na atração e retenção de talentos e na construção de uma equipe de alto desempenho,” conclui Cappellanti-Wolf.

Texto traduzido e adaptado de “Most managers think they have a great corporate culture. Their employees aren’t so sure” do MSN

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