Pega um caderninho ou salva esse texto para aplicar sempre em suas campanhas. Aqui no Além da Influência, damos muitas dicas de como melhorar suas estratégias de marketing de influência. Desta vez, buscamos ajuda na Influencer Marketing Hub para pontuar algumas táticas infalíveis. Marcas, estamos falando com vocês!
Colabore com influencers para postagens patrocinadas
A tática mais comum no marketing de influência é a colaboração com influenciadores para postagens patrocinadas. Basicamente, você paga o influenciador para falar sobre seu produto ou serviço de maneira positiva.
Por que isso funciona? Por que não apenas promover o produto você mesmo? Bem, os consumidores tendem a ser céticos em relação a conteúdos promovidos pelas próprias marcas. Como marca, você naturalmente terá apenas coisas boas a dizer sobre o produto, afinal, está tentando vendê-lo.
Mas quando um influenciador confiável recomenda o produto, o público vê isso como uma recomendação genuína e é mais propenso a acreditar na qualidade e eficácia do item.
Você pode colaborar com influenciadores em qualquer grande plataforma de mídia social. Vamos usar o TikTok como exemplo. No relatório de Marketing no TikTok, vemos que 61,2% dos profissionais de marketing utilizam a plataforma para aumentar o reconhecimento da marca, enquanto 20,4% visam gerar vendas diretas.
Marcas, enviem produtos para avaliações
Se você deseja criar expectativa em torno de um produto, também pode compartilhar seus produtos ou serviços com influencers para que eles façam unboxing e avaliações. Isso funciona bem para produtos tangíveis, como maquiagem, skincare, gadgets, decoração, etc.
Influencers adoram compartilhar sua experiência com produtos com o público. Além disso, o público também gosta de assistir a esses vídeos, especialmente se o influencer for sincero e mostrar suas opiniões honestas sobre o produto.
Faça sorteios junto com influencers
Sorteios realizados por influencers não só ajudam a engajar seu público, como também retribuem aos seus seguidores fiéis. Com a ajuda de um influencers, você pode organizar um sorteio que exija que os participantes sigam tanto o influenciador quanto sua marca, curtam a publicação e marquem um amigo nos comentários.
Isso faz duas coisas. Primeiro, a colaboração com o influencers expõe seu sorteio a um público mais amplo. Segundo, seu número de seguidores nas redes sociais aumenta, já que os participantes precisam segui-lo para participar do sorteio.
Trabalhe com influencers para promover eventos de marca
Se você está planejando um evento que ofereça aos seus clientes a oportunidade de interagir com sua marca ou produtos, divulgue-o através de influencers
O conteúdo dos influencers ajuda a atrair muita atenção para o evento, tornando-o um grande sucesso. Este tipo de parceria é especialmente benéfico se sua marca tem alcance e recursos limitados para promover um evento de forma eficaz pelos seus próprios canais.
Crie conteúdo junto com influencers
Influencers não apenas promovem seus produtos; mas também criam conteúdo para suas campanhas digitais. Tudo o que você precisa fazer é um briefing e fornecer algumas direções. Então, deixe a criatividade deles fluir para produzir conteúdo que você pode repostar em seus canais de mídia social ou reutilizar em campanhas de marketing.
A co-criação de conteúdo é uma das táticas que podem agregar muito valor. Além de economizar dinheiro que você gastaria criando conteúdo internamente, você também aproveita o público e a experiência do influenciador.
Veicule anúncios em conteúdo gerado por influencers
Além do uso orgânico, o conteúdo de influencers também pode ser usado em campanhas pagas. Por exemplo, você pode veicular anúncios no TikTok com base no conteúdo orgânico que um influenciador criou para você. Ou simplesmente rodar um anúncio no Facebook ou Instagram usando uma postagem em carrossel ou vídeo em que o criador esteja promovendo sua marca.
Dessa forma, você obtém um benefício duplo. Você não apenas promove seu produto ou serviço por meio da recomendação de um influenciador, mas também está veiculando um anúncio em um conteúdo que já se mostrou eficiente com o seu público.
Realize colaborações com influencers em vários canais
Se um influencer está alinhado com a sua marca, você pode fazer parcerias com ele para criar conteúdo em várias plataformas. Por exemplo, se um influenciador tem um público no YouTube e no Instagram, você pode trabalhar com ele para criar conteúdo para ambas as plataformas, especialmente se sentir que seus segmentos de público são diferentes em cada uma.
Com essa tática, você pode atingir a maior parte do seu público-alvo. Você também pode instruir o influenciador a adaptar o conteúdo para cada plataforma, seja tornando-o mais curto ou mais longo, conforme necessário.
Fomente parcerias de longo prazo com programas de embaixadores
Relacionamentos com influencers podem ser tão recompensadores quanto o networking dentro do setor. Quando você encontra um influencers cujos valores e conteúdo estão alinhados com sua marca, trabalhe com ele a longo prazo para criar um programa de embaixadores.
Esses programas estabelecem uma relação mutuamente benéfica entre sua marca e o influenciador, onde ele atua como embaixador da marca, promovendo consistentemente seus produtos ou serviços ao longo do tempo.
A recomendação contínua do influencer mostra ao público que ele realmente usa e acredita nos seus produtos, e que não está simplesmente sendo pago para promovê-los. É por isso que nosso Relatório de Marketing de Influência de julho descobriu que 34,6% dos profissionais de marketing focam na comunicação regular com influenciadores, e 15,6% enfatizam colaborações exclusivas para parcerias de longo prazo.
Co-Crie produtos com influencers
Você está planejando lançar um novo produto? Por que não fazer isso em colaboração com um influenciador? Essa tática é uma situação ganha-ganha para ambas as partes envolvidas. Ela gera burburinho em torno do seu produto, e o influenciador participa da criação de algo novo e empolgante para seu público.
Por exemplo, Avery Wood criou um conjunto de moletom “mamãe e eu” com a Mayfair, que ela vestiu em um vídeo no TikTok. Ela também vestiu sua filha com o conjunto correspondente, destacando a versatilidade e fofura do produto.
Reutilize conteúdo de influencers como conteúdo gerado por usuários (UGC)
O crescimento do UGC (conteúdo gerado por usuários) surgiu devido ao aumento da desconfiança das pessoas em relação aos métodos tradicionais de publicidade. O conteúdo criado por nano e micro-influenciadores também pode servir como UGC, que você pode postar nas suas redes sociais e site.
Essa tática adiciona um toque de prova social ao seu conteúdo. Você basicamente está mostrando ao seu público que pessoas reais usam e amam seus produtos. Isso também economiza tempo e dinheiro que você gastaria criando seu próprio conteúdo.
Personifique sua marca temporariamente em um influencer
Embora menos comum, outra tática de marketing de influência é permitir que influencers assumam suas contas de redes sociais por um dia. Recomendamos fazer isso quando você tiver um evento ou lançamento de produto em breve.
Como marca, sua presença nas redes sociais provavelmente não será tão forte e ampla quanto a de um influenciador. Então, você pode permitir que eles usem a conta da sua marca por um dia e aproveitem seu grande número de seguidores para atrair mais atenção ao evento ou lançamento.
Meça os KPIs de Marketing de Influência
Além das táticas auxiliadas por influenciadores, há algumas ações internas que você pode adotar para otimizar suas campanhas. Uma delas é medir os KPIs de marketing de influência para entender a eficácia de suas campanhas.
Alguns KPIs comuns incluem:
• Alcance e impressões
• Valor da mídia do influenciador
• Taxas de engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos, etc.)
• Tráfego no site e conversões
• Cliques pagos
• Cliques no link da bio
• Crescimento nas redes sociais (seguidores, menções à marca, etc.)
Você pode usar ferramentas de análise de influenciadores para reunir todas essas métricas em um único lugar e monitorá-las ao longo do tempo. Se as coisas estiverem indo como esperado, continue trabalhando com os mesmos influenciadores ou usando as mesmas táticas. No entanto, se não estiverem, reavalie sua estratégia.
Por último: esteja sempre atualizado!
Muitas marcas negligenciam esse aspecto do marketing de influência. Embora usar suas táticas já testadas possa gerar bons resultados, manter-se atualizado sobre as tendências e insights do setor pode lhe dar uma vantagem extra.
A maneira mais simples de acompanhar as tendências é seguir líderes de opinião e influencers da indústria nas redes sociais. Você também pode se inscrever em newsletters de plataformas de marketing de influência para se manter informado sobre as últimas táticas e tendências emergentes.Sabe qual a nossa indicação? Continua acompanhando o blog Além da Influência.