Traçar estratégias para as redes sociais é sempre um desafio. Ao contrário de linguagens de programação que possuem uma documentação de sua estrutura, nas redes, precisamos testar o que funciona em cada situação na base da tentativa e erro.
Para otimizar os esforços também recorremos ao exemplos que já estão dando certo — no fim esses modelos acabam saturados e precisamos propor novas formas de gerar conteúdo. É a “filosofia da fila”, a gente sempre vai onde tem mais gente.
O LinkedIn, até pela proposta mais autêntica de conexão, fornece regularmente alguns insights e recomendações de como utilizar a plataforma. Neste começo de ano, Alexandra Rynne, gerente de Marketing do LinkedIn, listou cinco maneiras de repensar a estratégia de marketing de conteúdo para a rede profissional. Vamos ver o que ela disse?
1. Aposte no poder dos vídeos
Os vídeos continuam dominando as plataformas sociais, e no LinkedIn não é diferente:
- Vídeos geram 1200% mais compartilhamentos do que textos e imagens combinados. Você já deve ter percebido esse aumento de vídeo na sua timeline. Sobre a resolução, Alexandra nem o LinkedIn aponta para uma preferência. Nesse caso, tanto faz vertical ou horizontal, comece pelo que é mais confortável para produzir.
- O consumo de vídeos no LinkedIn cresceu 36% em 2024.
- Utilize recursos como anúncios de TV conectada (CTV) e o The Wire Program para alcançar públicos engajados.
Dica da Alexandra: Crie vídeos curtos e impactantes, focando em histórias que prendam o público nos primeiros 10 segundos.
2. Engaje com eventos ao vivo
Eventos continuam sendo uma estratégia importante para gerar leads e construir audiência:
- O LinkedIn Live viu um aumento de 15,3% nos eventos no último trimestre de 2024.
- Use anúncios de eventos ao vivo para promover antes, durante e depois do evento. Além disso, os eventos também podem ajudar a medir o alcance e engajamento real do público com o seu conteúdo.
Dica: Combine eventos presenciais e virtuais para aumentar o alcance, mas mantendo a conexão humana.
3. Adote a IA da maneira certa
A inteligência artificial está transformando o marketing:
- 2 em cada 3 profissionais de marketing B2B já utilizam IA, resultando em maior produtividade e criação acelerada de conteúdo.
- O LinkedIn oferece o recurso Accelerate Campaigns, que otimiza campanhas com IA para melhores resultados.
Dica da Alexandra: Teste campanhas com geração de leads ou visitas ao site e ajuste com base nos insights obtidos. Leo Candido
4. Estabeleça-se como um líder de opinião
As pessoas confiam em marcas que ensinam, inspiram e lideram:
- 73% dos tomadores de decisão consideram a liderança de opinião mais confiável do que materiais de marketing tradicionais.
- Use anúncios de liderança de opinião para amplificar a voz de seus especialistas e construir credibilidade.
- Está na hora de você usar seu conhecimento para gerar autoridade. Nada se compara ao poder que o Business Influencer tem.
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5. Meça para melhorar
A medição é fundamental para provar ROI e ajustar estratégias:
- Use o CAPI (API de Conversões do LinkedIn) para rastrear conversões online e offline.
- O Revenue Attribution Report (RAR) conecta campanhas publicitárias diretamente a métricas de receita.
Dica da Alexandra: Revise suas métricas regularmente para identificar o que está funcionando e otimizar campanhas futuras.
Pra fechar
Uma dica valiosa para essas recomendações é testar. Faça o que Alexandra recomendou mesmo que você já tenha feito no passado e não tenha dado certo. Algoritmos e tendência mudam quase diariamente. Estamos em um novo ano – momento propício para recarregar e repensar nossas estratégias.
Gostou das estratégias? Particularmente estamos colocando tudo isso em prática aqui no Além da Influência.
Caso você queira saber mais sobre alguma dessas recomendações, é só deixar um comentário! Podemos aprofundar sobre cada um desses pontos.