O marketing de influência clama por autenticidade que impulsione a intenção de compra e a afinidade com as marcas. A partir desse cenário, uma demanda surge: colaboradores tornam-se influencers e compartilham suas experiências. Esse tipo de marketing é uma ótima estratégia para construir confiança e aumentar o engajamento.
Conteúdo autêntico gerado por colaboradores constrói confiança e gera resultados
Para a Geração Z, autenticidade no marketing e nas redes sociais é imprescindível. Campanhas com grandes celebridades já foram o foco, mas os consumidores atuais veem essas figuras como distantes. Especialmente para a Geração Z, é importante conectar-se com marcas que se alinham com pessoas como eles, buscando histórias do dia a dia de pessoas que conhecem e seguem. Colaboradores, que vivem a marca todos os dias, estão mais aptos a criar essas conexões do que celebridades, né?
Os funcionários conseguem oferecer conexões genuínas porque também são consumidores. Eles trabalham nas lojas da marca, experimentam e compram os produtos, tendo seus próprios favoritos. As experiências e preferências reais dos funcionários oferecem ao público recomendações autênticas e pessoais que mega influenciadores não conseguem replicar.
Os criadores de conteúdo têm o poder de guiar a Geração Z pelo funil de marketing. Mais de 80% (82,0%) dos consumidores da Geração Z já compraram algo influenciados por conteúdo de criadores ou influenciadores, segundo uma pesquisa da EMARKETER de março de 2024.
Usar “influenciadores internos” para criar conteúdo em nome da marca é uma maneira mais eficiente de levar a Geração Z a se interessar e se importar com a marca.
Vamos ao case
Um cliente da Brand Networks viu duas vezes mais impressões e três vezes mais engajamento em conteúdo criado por funcionários em uma campanha que também apresentava um post de influenciador de primeira linha nos canais da marca. A parte liderada por funcionários gerou resultados mais fortes por uma fração do custo. Capacitar funcionários para criar conteúdo permite escalar de forma mais eficiente as mensagens da marca e suas campanhas de influência.
O conteúdo gerado por funcionários pode ser publicado organicamente nos perfis dos funcionários, da marca ou das lojas locais e monitorado em todas as plataformas. Conteúdos que performam bem organicamente podem ser impulsionados com mídia paga (essa é uma estratégia que sempre dá certo), combinando a autenticidade dos colaboradores com a escala da publicidade tradicional.
Texto traduzido e adaptado de “How employee influencers can ignite a new social strategy | Sponsored Content” da EMARKETER.