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Dificuldade na gestão de equipes? 10 dicas para você fazer um excelente gerenciamento de pessoas

Sumário

Gestão de pessoas é sempre um desafio, além de ser uma construção na rotina corporativa. Para facilitar esse processo, o Além da Influência trouxe os conselhos de Mary Shirley, CCO global da Masimo e fundadora do podcast “Great Women in Compliance”. Vamos às dicas.

Reserve tempo para conversar sobre planejamento de carreira

Dedique reuniões individuais especialmente para esse propósito pelo menos uma vez por trimestre. O colaborador sabe que esse tempo é reservado para falar sobre seus objetivos, incluindo metas que podem até não envolver mais o gestor, para que todos possam planejar juntos como continuar avançando rumo a esses objetivos.

Comemoras os datas importantes e esteja presente em momentos de tristeza

Eventos importantes de vida vão acontecer ao longo do relacionamento com os membros da sua equipe. Celebrá-los quando apropriado significa muito para o ambiente de trabalho. Mary prefere encarar esses momentos sem exageros. A CCO tem muita dedicação ao planejar esses momentos.

Para quem não tem essa paixão, Mary recomenda comprar uma caixa de cartões para todas as ocasiões e deixá-los na gaveta da mesa, prontos para mostrar esse cuidado com a equipe.

É responsabilidade do gestor oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, mesmo (e especialmente!) quando a empresa não tem orçamento para isso

Fique atento a cursos, webnars, materiais de aprendizado para compartilhar com os membros da equipe. Ensine algo para os funcionários mais jovens e depois peça que eles expliquem o conceito em suas próprias palavras.

Faça almoços convidando a equipe para compartilhar suas habilidades e melhorar a apresentação. Também convide colegas de outras organizações para ensinar tanto sobre temas que envolvem a atividade do colaborador quanto habilidades interpessoais.

Pergunte à equipe quais habilidades gostariam de aprender e conecte-os a alguém da sua rede que seja expert no assunto. Considere convidar pessoas de outros departamentos para compartilhar o aprendizado em tópicos relevantes.

A regra de ouro nem sempre se aplica

“Essa reunião poderia ter sido um e-mail”. Não desperdice tempo em reuniões desnecessárias. Realize-as apenas quando necessário e, caso não haja pauta, cancele!.

Há gestores e colaboradores que gostam de se reunir e bater um papo. Por isso, também é importante perguntar sobre as preferências de comunicação, reuniões e como gostam de receber feedback.

A coisa mais difícil e desagradável que você terá de fazer como líder é encerrar o vínculo empregatício com um membro da equipe

É preciso muita coragem para reconhecer o que precisa ser feito e agir no melhor interesse da empresa e do restante da equipe. Essa é a única parte do trabalho que não ficará mais fácil, mesmo assim, entender que deve ser difícil pode ajudar a lidar com isso.

Explique o feedback

Ao revisar o trabalho dos outros evite mudar algo que está tecnicamente correto, mesmo que você não escreva da mesma forma. No caso raro de uma mudança por motivos de estilo, explique o motivo da alteração.

Receber um documento cheio de correções pode ser desanimador, então seja justo com a pessoa que fez a primeira versão. É sempre mais fácil corrigir o trabalho dos outros do que criar algo do zero.

Seja compreensivo e apoie quando erros forem cometidos

Na maioria das vezes, as pessoas já se sentem mal o suficiente assim que cometem um erro. Um gestor compreensivo nesses momentos é um verdadeiro tudo que o colaborador precisa. Mary compartilha a experiência quando cometeu um erro no seu trabalho. “Coloquei as mãos no rosto, como no filme ‘Esqueceram de Mim’. Depois de me recompor, compartilhei meu erro com meu gestor, que estava em outra cidade. Me preparei para a resposta. ‘Sem problemas’, veio a resposta rápida, ‘Vamos resolver isso’.” 

Uma dica bônus: ao considerar novos cargos, um ponto importante é quem será seu gestor. Eles vão te ensinar? Vão acrescentar valor à sua jornada de liderança como mentores, te inspirando a ser uma pessoa melhor? 

Tente reuniões sem ser na tela de um computador

Para situações em que não é necessário consultar telas de computador ou documentos longos, considere reuniões caminhando, ou em lugares diferentes, até mesmo quando você tem membros da equipe que estão em locais distintos do seu. Sentamos muito tempo em nossas cadeiras; então, que tal caminhar e conversar?

Lembre-se dos maus exemplos

Alguns dos melhores ensinamentos sobre como ser um gestor acontecem bem antes de você ter subordinados diretos. Os gestores ruins que você já teve servem como anti-modelos, ajudando a identificar comportamentos que você jura nunca adotar. Pense de vez em quando nos líderes ruins que teve para lembrar o que você não tolera e nunca esperaria que sua equipe tolerasse.

Gentileza nunca sai de moda

Este ponto é bastante autoexplicativo. Acredito que vamos ver mais evidências de que a gentileza no ambiente de trabalho tem um efeito tangível nos resultados, pois uma equipe engajada, valorizada e feliz trabalha de maneira mais otimizada e ganha mais ao participar do ambiente de trabalho. Quais pequenos cuidados e benefícios você pode oferecer proativamente?

Conclusão

Conduzir uma equipe com eficiência vai muito além de cumprir tarefas ou gerenciar cronogramas.

Trata-se de construir um ambiente onde as pessoas se sintam confortáveis e dispostas a crescer. Com base nas dicas apresentadas no texto, percebemos que pequenos gestos, como celebrar datas importantes, proporcionar oportunidades de desenvolvimento e, acima de tudo, demonstrar empatia, fortalecem o vínculo entre líder e equipe.

Ao implementar essas práticas, você não apenas melhora a produtividade, mas também promove um ambiente de trabalho mais transparente, onde a gentileza e o respeito nunca perdem seu valor.

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