Pesquisa da Agência Gombo em parceria com a Lumen Academy mostra que usuários consideram o LinkedIn mais confiável que Instagram, Facebook, WhatsApp, Tik Tok e X (antigo Twitter). Vamos aos números:
Outro dado interessante dessa pesquisa é que, no LinkedIn, a autoridade sobre o assunto, comparativamente, influencia mais do que o número de seguidores. Vamos aos dados:
É importante ponderar que o LinkedIn é uma rede social com uma dinâmica de interação diferente das outras. Por ser uma rede “profissional”, o relacionamento é voltado ao B2B (business to business), principalmente para gerar networking.
Possíveis insights
A confiabilidade do LinkedIn é uma prova de que a comunidade está preocupada em oferecer conteúdos relevantes para os usuários. Mais do que buscar o networking através das conexões, a plataforma possibilita a troca de conhecimento e, por consequência, o desenvolvimento profissional.
Como business influencer, esse é o espaço ideal para exercer influência, pois produzir conteúdo especializado e com profundidade é um dos pressupostos desse profissional. Nesse caso, o valor da sua própria marca com uma boa estratégia trará mais ROI (retorno de investimento) do que um outbound marketing tradicional, que talvez funcionasse melhor nas redes vizinhas. O LinkedIn é uma plataforma propícia para branded content (newsletter, artigos, posts com conteúdo especializado), pois na hora de colocar em prática o funil de vendas de um infoproduto ou de uma campanha de marketing de influência, é possível estar em um estágio mais avançado e com uma base maior.