A plataforma de distribuição de textos Substack possui cerca de 35 milhões de leitores. Desses, 3 milhões deles pagam pelo conteúdo. Lembrando, o Substack retém 10% de qualquer taxa de assinatura que os creators recebem. Esses milhões de leitores consomem milhares de newsletters sobre os mais variados temas e nos mais diversos estilos de texto.
Monetização através de parcerias
Quando pensamos em monetizar nossa news, o principal desafio é convencer clientes e parceiros (em campanhas de Marketing de Influência, por exemplo) de que essa forma de distribuição de conteúdo pode gerar ótimas taxas de conversão.
Compartilhar métricas também pode ajudar a superar a desconfiança. Algumas newsletters compartilham media kits (na verdade essa é uma dica para ser usada em toda plataforma, ok?), que incluem dados de circulação, taxas de abertura e cliques.
Há outras métricas que também podem ser mensuradas, mesmo que à distância. Observar os compartilhamentos nas redes sociais e o engajamento pode dar uma ideia de como o conteúdo se espalha além da plataforma principal. O Substack também possui seu próprio ecossistema, com creators indicando conteúdo de seus colegas de plataforma.
Autenticidade
Da mesma forma que acontece em outras plataformas, no substack cada newsletter é muito centrada na personalidade de quem escreve. E aí é uma questão de gosto, podendo ou não atrair mais leitores. Mas uma coisa sabemos: nesse jogo de retenção da atenção, personificar o conteúdo gera mais identificação.
Quer escrever seu primeiro texto no Substack? Então vamos te dar uma dica de ouro. Se inscreva na newsletter Clube Passageiro do nosso Gomber Matheus de Souza. Além das reflexões em forma de texto e escrita impecáveis, o escritor fornece muito conteúdo para quem buscar construir sua primeira newsletter.