É, a gente sabe, ninguém aguenta mais um termo pra explicar o Fear Of Missing alguma coisa, mas foi impossível não abstrair que influencers, creators e business influencers sofrem de FOMA – Fear Of Missing Advertising ou medo de perder publicidades quando comecei a pesquisar sobre os FOMs.
Se fizermos uma rápida busca no Google, veremos que se trata de um termo com um “prefixo” bem utilizado. “FOM” é utilizado para fear of missing (medo de perder) e pode ser empregado em inúmeras situações. O mais famoso de todos é FOMO, Fear Of Missing Out, que pode ser entendido como o medo de ficar de fora.
No caso, FOMA é o Fear of Missing Avertising (medo de perder publicidade), acontece quando o influencer, creator ou business influencer aceita fazer todo tipo de publicidade ou qualquer tipo de trabalho com marcas, por medo de perder relevância no mercado de influência (spoiler: não tem como agarrar).
O FOMA também é caracterizado pela aceitação indiscriminada de qualquer oportunidade de publicidade por parte dos criadores, independentemente da qualidade, relevância ou alinhamento com seus valores e público. As consequências de aceitar qualquer tipo de trabalho podem ser danosas, principalmente para quem está começando a carreira no marketing de influência como influenciador.
Quais os perigos do FOMA?
- Perda de Credibilidade: Ao promover produtos ou serviços que não se alinham com sua marca pessoal ou que não utiliza, o creator perde a confiança de seus seguidores. Autenticidade e autoridade são inegociáveis na relação com o público.
- Exaustão Profissional: Aceitar todas as propostas publicitárias leva ao excesso de trabalho e estresse, dificultando a produção de um conteúdo de qualidade.
- Desgaste da Audiência: Os seguidores podem se sentir sobrecarregados com o acúmulo de publicidade, resultando na perda de engajamento e, consequentemente, de seguidores.
Como evitar o FOMA?
- Defina uma linha editorial: tenha uma linha editorial clara sobre quais tipos de produtos e serviços são relevantes para o público. Entenda se eles estão alinhados com os valores que você carrega nos conteúdos que produz. As campanhas publicitárias que o creator deve aceitar tem que estar dentro desse escopo.
- Avalie as parcerias com estratégia: Priorize a qualidade sobre a quantidade, aceitando apenas parcerias que realmente agreguem valor tanto para o creator quanto para seu público. Aqui usamos a “carta” da autenticidade mais uma vez.
- Tenha a autenticidade como um norte: Já que falamos tanto desse termo, também vamos destacá-lo. O creator deve expressar aquilo que ele é, isso engloba o tom de voz utilizado na produção de conteúdo, o formato e seus valores. A parceria para uma publicidade só deve ser aceita pelo creator se for natural. Você não pode causar a impressão de que a campanha está sendo feita por motivos que ultrapassam as características do conteúdo que você já faz.
Conclusão
A falta de orientação, o medo da insegurança financeira e a pressão de se manter relevante são os gatilhos que te levam ao FOMA e que, no futuro, fazem com que o creator deteriore seu bem mais precioso: a confiança do público.
Parcerias em campanhas publicitárias podem realmente alavancar – em vários aspectos – a carreira de um creator. Porém, são efêmeras. O único aspecto que permanece, é o elo – construído através da autenticidade, autoridade, legitimidade – entre quem cria e quem consome esse conteúdo. Esse é imperdível.