A gente sabe que você já procurou no google se alguma inteligência artificial consegue fazer aquela tarefa cansativa que você precisa entregar.
Além disso, também sabemos que você já deve ter visto algumas (talvez centenas) publicações em redes sociais que dizem para tomarmos cuidado com os perigos da I.A e que ela pode roubar nossos empregos em um futuro não tão distante.
Não se preocupe, passamos por isso também. Nenhuma experiência é totalmente individual.
Essas considerações foram pontuadas nesse início de texto para ponderar que consideramos a inteligência artificial uma ferramenta quase imprescindível para a otimização de tarefas.
Mesmo assim, as indicações que vamos dar nunca vão substituir a precisão e sensibilidade que nós – dentro das nossas especialidades – conseguimos alcançar sobre o que buscamos. Vamos lá.
Utilize o ChatGPT para organizar e catalogar suas métricas:
Nosso Gomber Leo Candido, ensinou lá no LinkedIn como utilizar ChatGPT para saber a melhor hora de postar um conteúdo. Para acessar o link é só clicar aqui. O princípio que vamos utilizar é o mesmo utilizado pelo Leo.
Envie suas métricas para a Inteligência Artificial e peça para que ela gere um gráfico de fácil visualização. Ter esses dados prontos para ser enviado quando solicitado, provavelmente fará com que você feche mais parcerias.
Agilidade conta muito nesse tipo de negócio. No caso do nosso Gomber, ele pediu para o ChatGPT informar – com base nos dados, é claro – qual seria o melhor horário para publicar um conteúdo.
No nosso caso, você pode pedir para que a I.A forneça ideias com base no seu público alvo e nicho. Exemplo de prompt: com base nos dados do meu público alvo contidos no meu perfil do [inserir rede social], escreva cinco sugestões de conteúdo sobre [inserir sua área de atuação].
Faça uma Matriz SWOT do seu perfil:
Vamos fazer uma Matriz SWOT. Para quem ainda não teve contato com esse termo, Matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico utilizada para identificar e analisar as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de um projeto.
A Matriz SWOT é geralmente representada em um diagrama de quatro quadrantes, onde cada quadrante corresponde a um dos componentes mencionados. Se você tem criação de conteúdo focada no LinkedIn, você pode exportar seu perfil em PDF e pedir para o ChatGPT fazer uma Matriz SWOT.
Exemplo de prompt: vou enviar um arquivo em PDF com os dados do meu perfil do linkedin e preciso que você faça uma matriz swot com base nas minhas informações. Pode ser?
Utilize o ChatGPT para monitoramento da rede:
Utilize a inteligência artificial para acompanhar como suas campanhas de marketing de influência impactam o público. Você pode pedir para analisar comentários e fornecer insights sobre os resultados, também pode pedir a comparação entre conteúdos de diferentes formatos para entender quais deles geram mais resultados de acordo com as KPIs.
Nesse sentido, você pode fornecer as KPIs da campanha ou quais métricas que serão utilizadas como taxa de conversão e pedir para o ChatGPT analisar.
Exemplo de Prompt: “Monitore as menções da nossa marca no [insira plataforma] e forneça um resumo das opiniões mais comuns nos nossos comentários.” Coloque links onde esses conteúdos podem ser coletados.
Conclusão:
Em um cenário onde a inteligência artificial se torna cada vez mais presente na rotina de trabalho, saber como utilizá-la de forma estratégica pode fazer toda a diferença em campanhas de marketing de influência.
As sugestões apresentadas mostram como o ChatGPT pode otimizar tarefas, desde a organização de métricas até a análise de dados e criação de estratégias com a Matriz SWOT.
No entanto, é importante lembrar que, apesar da eficiência que a IA oferece, ela deve ser vista como uma aliada, e não como uma substituta da expertise humana. O equilíbrio entre tecnologia e a sensibilidade humana é a chave para alcançar resultados mais eficientes.