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Estudo mostra quais as expectativas do creator em relação às campanhas de marketing de influência

Sumário

As marcas precisam gerar demanda, enquanto o time de marketing precisa bater as metas de alguma parte do funil de vendas. Para isso, criam uma campanha de marketing de influência e chamam um creator.

Sabemos as expectativas da marca: vendas, branding. 

A história das campanhas é sempre contada do lado da marca que precisa chegar ao público. Nesses casos, o creator acaba entrando nessa cadeia apenas como intermediário entre esses dois grupos. A questão é que creators também possui demandas, valores, posicionamento e metas.

Abaixo vamos trazer uma pesquisa da Sprout Social sobre as expectativas dos creators em relação às campanhas de marketing de influência. Quanto esperam ganhar? Que tipo de contrato preferem firmar? Quais condições mais importam na hora de fechar com uma marca?

Creators esperam receber de 250 a 1000 dólares por post, mas 71% oferecem descontos caso haja uma parceria continuada com múltiplos posts, por exemplo.

Entre os fatores de decisão dos creators para fechar com as marcas, estão os valores alinhados entre ambos e com a audiência. Do outro lado dessa ponta, o controle sobre o conteúdo, a forma de divulgação ou a popularidade da marca, não são princípios determinantes para o creator fechar uma campanha. Vamos aos números:

 

Qual o critério mais importante na hora de aceitar a parceria com uma  marca?

  • Se os valores da marca estão alinhados com o meu: 61%
  • Forma de pagamento e valor da campanha: 59%
  • Se os produtos ou serviços da marca estão alinhado com o interesse da minha audiência: 41%
  • O quanto de controle eu tenho sobre o conteúdo: 21%
  • Quão fácil é trabalhar com a marca (em termos de comunicação e responsividade): 8%
  • A popularidade e alcance da marca: 7%
  • Se a divulgação da marca combina comigo e com meu conteúdo: 3%

Formato da campanha

O que fideliza é o formato e não o conteúdo. Explico: a linguagem utilizada, um cenário característico, um tempo “padrão” de consumo daquele conteúdo pelo público, gera mais identificação do que o conteúdo. Pense bem, por mais nichado que o perfil/canal seja, provavelmente há um número significativo de pessoas falando do mesmo tema que você. Vai por mim, sempre tem!

Nesse caso, o que faz você ser diferente dos outros é a forma que você se comunica. Um exemplo da literatura: há inúmeros romances que contam a vida do personagem principal, mesmo assim apenas Machado de Assis resolveu contar pela perspectiva do morto Brás Cubas (referência à obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”)

Vamos aos números:

Que tipo de conteúdo os influencers preferem ao colaborar com as marcas?

  • Vídeos de 15 a 30 segundos: 53%
  • Vídeos de 31 a 60 segundos: 50%
  • Postagens com fotos estáticas: 48%
  • Vídeos com menos de 15 segundos: 43%
  • Vídeos ao vivo (livestream): 42%
  • Vídeos com mais de 60 segundos: 27%

Esses dados indicam as preferências dos creators, não os formatos que mais geram taxas de conversão em uma campanha de marketing de influência, ou seja, o tamanho do vídeo deve variar de acordo com a proposta (tanto financeira quanto de expectativa de resultados). Não utilize os dados acima como um guia do que “dá certo”.

Conclusão

Os creators possuem demandas, não são apenas intermediários entre marca e público. Os dados apresentados ajudam a sustentar uma receita conhecida: alinhamento. Na hora de fechar uma campanha de marketing de influência, coloque na mesa o que você espera, com base também nas expectativas que o público tem sobre o seu conteúdo. Lembre-se que é sempre uma colaboração.

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