A partir deste mês, o Spotify vai passar a remunerar criadores de podcast em sua plataforma. Infelizmente esse “benefício” ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. Inicialmente será implementado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido.
Além disso, a provedora sueca já conta com distribuição em vídeo nativo, através da plataforma Anchor, que desde 2019 pertence ao Spotify.
Com isso, a guerra entre Spotify e Youtube ganha mais um capítulo. E pra você, qual é a melhor opção? É isso que vamos te mostrar
Do início: quando foi a primeira vez que você ouviu falar do termo podcast?
— Podcast em áudio ou em vídeo?
Aí vamos nós. Pois antes de entrar na guerra, precisamos saber das armas que estão em jogo.
O termo podcast remonta como fator de sua própria definição a difusão de mídia sonora pela internet. Algumas características apontadas por pesquisadores da área são: a divisão por episódios, liberdade temática e o baixo custo de produção.
— Mas o Podpah não é barato pra fazer. Me explica isso, então!
O Podpah, Flow Podcast, para citar os mais recortados e comentados do Brasil pertencem a uma categoria que podemos chamar (informalmente, isso não é um artigo acadêmico) de Mesacast ou Podcast de Mesa — também há pesquisas em comunicação que utilizam esses termos.
Por que é importante fazermos essa diferenciação? Pois a guerra entre Spotify e Youtube pelos podcast causa efeitos distintos nessas duas categorias. Pois a dinâmica de produção (e custos) de um podcast que utiliza apenas o áudio como formato de distribuição e de um Mesacast que precisa de um estúdio para manipulação de áudio e vídeo são outras.
— Quero começar um podcast, distribuo em qual plataforma?
— Comece definindo o tema e o formato do teu podcast. Isso definirá os próximos passos.
Comentário do editor: vou interromper meu próprio texto para dizer que você pode distribuir no Spotify e no Youtube ao mesmo tempo. Não há nenhuma barreira legal que impeça de utilizar as duas plataformas. O que queremos explicar é qual plataforma faz mais sentido para cada caso.
O podcast não surgiu no formato de entrevistas, tal qual um talk-show. E mesmo hoje, o que mais temos são os podcasts de nichos (tanto em formato quanto em conteúdo).
Por uma questão de lógica de mercado é difícil competir com um podcast que pode trazer um piloto de Fórmula 1, um diretor de cinema ou o Presidente da República. Por mais que haja muito recurso envolvido, não é só dinheiro que faz com que esses podcasts deem certo (até por isso são poucos).
Pela velocidade da informação e distribuição em multiplataformas — hoje temos uma indústria de cortes — seria uma perda gigantesca distribuir um episódio com figuras tão notórias apenas em áudio. A repercussão seria menor, não viralizaria no TikTok, Reels e nem entupiria os grupos de WhatsApp. Portanto, se a ideia é trazer personagens de alta repercussão, alugue ou construa um estúdio. Grave em áudio e vídeo e distribua principalmente no Youtube, com cortes para TikTok, Reels, canais secundários no Youtube e Shorts. Dito isso, vamos para a realidade de quase todos que começam um podcast: solução com custo reduzido e fácil distribuição.
Comece apenas focando no formato de áudio, talvez com um formato de vídeo simplificado. Vou dar todas as possibilidades:
Apenas áudio
Melhor plataforma de distribuição: Spotify
Áudio com vídeo simplificado
Melhor plataforma de distribuição: Spotify
Guarde como um mantra: A melhor opção é a que garantir que você consiga produzir com consistência.
Há ainda uma terceira opção que vem sendo utilizada por alguns podcasts para envolver Youtube e Spotify.
Gravar o episódio ao vivo no Youtube e distribuir o episódio gravado e editado no Spotify
Além da parte técnica já abordada, a forma de consumo do teu público-alvo também contribui para a decisão da distribuição.
Formas de consumo
Há públicos que só consomem podcast na sala da TV, no tablet, enquanto está jantando. Portanto é uma relação com o produto que valoriza muito o formato em vídeo. Enquanto isso, há aqueles que só ouvem o podcast. Podendo ser enquanto lavam a louça, correm no parque, ou preenchem planilhas no trabalho. Por mais que as duas plataformas possibilitam consumir em ambos formatos, Youtube é focada em vídeo, já o Spotify disponibiliza recursos para melhor experiência em áudio. Na última pesquisa da DataReportal, em 2023, o Brasil apareceu como país que mais consome podcast no mundo, ou seja, mercado é o que não falta.
Se você quer saber mais sobre o assunto, deixe um comentário. Podemos fazer um guia de como lançar seu podcast em cada plataforma, além de indicações de equipamentos e estratégias de engajamento.