Tequia Burt, editora-chefe do LinkedIn, escreveu um artigo recentemente em que aponta quais são suas previsões para o Marketing B2B neste ano. Sabemos que essa é uma missão difícil. No último texto publicado aqui no Além da Influência, falamos sobre as previsões especificamente para o LinkedIn. Apoiados nas indicações da editora, mostramos como business influencers serão um dos elos que interliga bons negócios B2B.
2025 mal começou e tanta coisa já aconteceu
Temos um cenário de incerteza sobre o controle das redes sociais. Por mais que o Marketing B2B não se resuma apenas a isso, as redes da Meta, X, Tik Tok ainda são facilitadores do alcance das estratégias. Diante disso, o alinhamento político dessas empresas com Trump pode trazer algumas mudanças repentinas ao longo de 2025.
– Então desistimos e só seguimos o barco?
– Não, o barco até pode seguir mas é bom que tenhamos uma bússola, um mapa de navegação marítima, alguém para pilotar. Na pior das hipóteses, precisamos pelo menos identificar o Cruzeiro do Sul.
Essa mesma analogia serve para o marketing. Puxando sardinha pro nosso lado, nosso diferencial como agência é termos um time de especialistas que sabe o que lidar com esse cenário de mudanças.
Já adianto: neste texto, além das tendências, indicaremos alguns dos especialistas. Não deixe de seguir cada um deles.
Business Influencers serão os protagonistas
Não somos engenheiros de obra pronta. Desde o final do ano passado já havíamos falado que 2025 é o ano da valorização do conhecimento dos creators. No primeiro texto do Além da Influência em 2025, Erih Carneiro, fundador da Gombo, explicou o panorama que colocará os business influencers na cara do gol das parcerias.
Primeiro, você sabe como está o mercado do marketing de influência? (Em $$$)
Desde 2016, o mercado global de marketing de influência cresceu mais de 20 vezes. Além disso, uma pesquisa da CreatorIQ descobriu que 74% das organizações aumentaram seus investimentos em marketing com criadores desde 2021.
Você até pode pensar que a parcela que atinge o mercado B2B é pequena, mas a pesquisa do LinkedIn para o B2B Marketing Benchmark Report 2024 revelou que 61% dos líderes B2B planejam aumentar os investimentos em influenciadores nos próximos anos.
A Gombo é especialista em Business Influence. Sendo assim, além de continuar acompanhando nossos conteúdos no Além da Influência, aproveite para seguir estes dois perfis:
Se prepare para a IA Generativa
Tão natural quanto a luz do dia é que a Inteligência Artificial se intensificará, na medida que você mesmo antes de começar a ler esse texto pode duvidar se foi escrito por um humano ou uma máquina.
Segundo pesquisa da empresa de consultoria Forrester, 64% dos líderes globais de marketing B2B planejam aumentar os gastos com soluções de automação de conversas. A Forrester também acredita que 2025 é ano que veremos o quanto as IAs podem (ou não) contribuir para o crescimento. E antes que a gente possa amar ou condenar esse tipo de ferramenta, há milhares de usos, ok? Há muita diferença entre utilizar a Inteligência Artificial para gerar conteúdos (IA generativa) e usar para automatizar uma análise de tabela no excel (a linguagem Python possibilita isso).
Outro dado dessa mesma pesquisa: apenas 12% acreditam que o design organizacional atual de suas equipes ajudará a alcançar metas de receita no próximo ano. Para isso, muitos gestores vão recorrer à IA para reestruturar processos e abordar essas lacunas.
É aquilo, querendo ou não, amando ou odiando, criticando ou elogiando, você vai precisar aprender a promptar, até como forma de ser crítico aos modelos de linguagem.
Vídeos tão curtos que ainda continuam
A gente poderia dizer que os vídeos curtos possuem mais relevância porque ninguém consegue se concentrar mais do que 3 segundos em algo, mas vamos aprofundar um pouquinho. Mais da metade (55%) dos profissionais pesquisados no relatório B2B Benchmark 2024 afirmou que seus vídeos curtos geraram o maior ROI (retorno sobre investimento) entre todos os tipos de vídeo.
Uma pesquisa do LinkedIn mostrou que vídeos também podem inspirar confiança (e deveriam sempre). Esse espaço também é dos business influencers. No mercado de tecnologia B2B, 63% dos compradores disseram que vídeos de especialistas da indústria influenciam decisões de compra. Alô, business influencers?
Vou te encantar com uma estética para vídeos. Veja o trabalho do Tiago, do Tira do Papel. São vídeos cativantes, muito bem produzidos e com uma sensibilidade de quem já domina o formato.
O marketing de performance vai tomar espaço do branding
A pesquisa 2025 Media Budgets Survey apontou que 42% dos entrevistados planejam aumentar o orçamento para marketing de performance em 2025. Saí na frente quem sabe transformar dados em estratégias. Agora vem a bomba: No entanto, 70% dos profissionais de marketing farão isso às custas de investimentos em branding.
Apesar dessa “priorização do curto prazo,” há um lado positivo: profissionais de marketing estão utilizando tecnologias para medir resultados de forma mais abrangente. É o que se espera, as tão buscadas “métricas de vaidade” não são suficientes para prever as taxas de conversão.
Vai se dar bem quem sabe resolver em conjunto
O relatório Fall Marketing Jobs Outlook da LinkedIn identificou a “Resolução Colaborativa de Problemas” como a habilidade mais requisitada em 2025, com um aumento de 138% na demanda entre 2021 e 2023. Para quem negligencia soft skills, tá aí o dado que mostra sua importância. Desde que o mundo é mundo, bons profissionais se destacam por saberem resolver problemas, principalmente, trabalhando em equipe.
Embora a inteligência artificial continue sendo desenvolvida para solução de problemas, tem coisas que os prompts não dão conta. Só no olho no olho.
Gombers especialistas nesse assunto
Nesse caso, temos ótimas indicações em soft skills e liderança
- Alice Salvo, especialista em Soft Skills;
- Fabia Monteiro, especialista em liderança;
- Julio Volpp, especialista em liderança;
- Taty Nascimento, especialista em liderança;
Muitas vezes pode parecer que lidar com ferramentas e tecnologias é um trabalho apenas de certos setores. Explico:
— por que um creator precisa saber como funciona um modelo de linguagem, a medição de ROI ou desenvolver uma soft skill?
O componente maior dessa justificativa afirmativa é o florescer de um espírito crítico. Sem esgotar suas definições, entendemos que é fundamental que o business influencer compreenda as justificativas que embasam tendência e definem para onde vai esse mercado bilionário.
É nessa necessidade de jogar luz no que rola pela creator economy que o Além da Influência que se apoia. Continue com a gente e sempre aprendendo. Até a próxima!