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8 em cada 10 pessoas compram por conta de um influenciador

Sumário

Cerca de 86% dos consumidores efetuaram pelo menos uma compra no ano inspirados por um influencer, é que aponta o estudo feito pela Sprout Social publicado neste ano. Outro dado importante é que 49% fizeram uma compra mensal por causa de um post de um influenciador.

Essa pesquisa também mostra a diferença no comportamento sobre a decisão de compra em cada geração. Pessoas da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) e Milênios (nascidos entre 1981 e 1996) tendem a ser consumidores frequentes, com compras semanais e diárias, e, portanto, consideram importante a frequência nas postagens e o número de seguidores do influenciador. Já as gerações mais antigas, tendem a comprar menos e consideram como fator de influência, a autenticidade sobre o assunto e a compatibilidade do influenciador com seus valores pessoais.

Sobre o conteúdo publicado pelo influenciador, três atributos são os que mais influenciam na decisão de compra, segundo o estudo:

  • Análise sincera: 64%
  • Cupons de desconto: 55%
  • Ver vários influenciadores falando sobre o mesmo produto: 26%

É importante ressaltar que mesmo com o marketing de influência sendo um princípio determinante nas decisões de compra dos consumidores, quem compra não percebe essa condição. A pesquisa mostra que apenas 16% dos consumidores elencam os influencers como fator de impacto para a compra.

A conclusão que se pode tirar é que o marketing de influência seja por conta dos números do influencer (mesmo que sejam métricas de vaidade), seja pela sua autoridade, trazem venda para um produto ou serviço. Claro que isso não indica que a marca deve colocar todo o funil de vendas em cima do influenciador. É um encontro de interesses com um canal relevante para escoar essa demanda.

 

Vítor Almeida

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