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Como a inteligência artificial está mudando o marketing de influência?

Sumário

Quantas listas, posts e sites você já viu que fala alguma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) como base?

Há IAs que “resolvem” muitas dores dentro do marketing, como otimização de campanhas, análise de resultado e formatação de conteúdo. Portanto, é inevitável o impacto dessa tecnologia na forma como marcas e empresas constroem estratégias para seus clientes. 

Uma estratégia digital que sempre sentiu esse impacto é o marketing de influência. O ecossistema desse setor ainda estão aprendendo a equilibrar a criatividade das campanhas com a automação oferecida por novas ferramentas de IA.

Vários exemplos criativos dos últimos anos, incluindo alguns que compartilhamos abaixo, provam que as maiores marcas do mundo já estão combinando IA com estratégias de marketing de influência para alcançar seus resultados.

Neste artigo, vamos explicar como essas estratégias com IA estão começando a mudar a indústria. Também mostraremos como você pode usar ferramentas de IA no marketing de influência para potencializar suas próprias campanhas.

O que é o marketing de influência com IA?

Marketing de influência com IA refere-se ao uso de ferramentas para otimizar estratégias e fluxos de trabalho de influenciadores – muitas vezes por meio da automação de IA – para promover sua marca online. No geral, o conteúdo é gerido por humanos, mas a criação de conteúdo, estratégias e gestão de campanhas são apoiadas por IA. As técnicas de marketing com IA são usadas para melhorar as campanhas de influenciadores humanos. O marketing de influência com IA também envolve o uso de influenciadores virtuais, mas neste artigo estamos apenas focando nas campanhas com influenciadores humanos.

Em quais situações a IA foi utilizada no Marketing de Influência?

Abaixo estão três exemplos de como os profissionais de marketing estão utilizando IA para otimizar suas campanhas de marketing de influência.

1. Influenciadores ampliam o alcance de uma estratégia criativa de marketing com IA

O Burger King usou IA no marketing de influência para sua campanha Million Dollar Whopper. Eles primeiro criaram um site de criação de hambúrgueres, onde qualquer pessoa podia criar livremente seu hambúrguer dos sonhos. Eles construíram um concurso em torno desse site e fizeram parceria com vários influenciadores para aumentar o alcance da campanha.

Essa campanha foi inteiramente construída em torno da ferramenta de geração de imagens com IA usada para alimentar o site de criação de hambúrgueres. A IA ajudou tanto no processo de criação do conceito quanto na automação da campanha nos bastidores. A Million Dollar Whopper é um ótimo exemplo de como as marcas estão usando os benefícios do marketing de influência para apoiar suas campanhas baseadas em IA.

2. IA e influenciadores mesclam ativações online e offline

A Heinz criou uma campanha de marketing premiada usando uma estratégia criativa e ferramentas gratuitas de IA. A empresa usou geradores de imagens como o Dall-E 2 para criar imagens de garrafas de ketchup. Essas imagens geradas mostram uma garrafa no estilo Heinz quando inseridos comandos relacionados a ketchup.

A Heinz usou essa campanha para criar outdoors e anúncios offline. Além disso, eles incentivaram a criação de conteúdo gerado por usuários, pedindo que os público das redes sociais compartilhassem seus próprios resultados com os comandos de ketchup. Depois, enviaram garrafas promocionais físicas para influenciadores que criaram conteúdos notáveis. Essa parceria mostra como a IA pode ser usada na fase de concepção do desenvolvimento de conteúdo. Encontrar maneiras criativas de usar IA no conteúdo é uma das principais tendências atuais do marketing de influência, à medida que as empresas continuam a experimentar novas ferramentas e recursos de IA.

3. IA otimiza a gestão de campanhas de conteúdo com influenciadores

O GuideGeek é uma ferramenta de planejamento de viagens impulsionada por IA que investe fortemente no marketing de influência. Eles fizeram parceria com Michael Motamedi para criar conteúdo de viagem e motivacional enquanto também promoviam sua ferramenta.

Neste exemplo, uma ferramenta de IA é usada para gerar uma ideia criativa. No entanto, em vez de ser usada para vídeos isolados, meses de conteúdo da campanha são centrados no uso da ferramenta de IA para viajar. O influenciador trabalha com os resultados da ferramenta GuideGeek para criar conteúdo envolvente e relevante que atraia o público-alvo da empresa.

Conclusão

Esses três exemplos mostram como a IA pode apoiar as etapas de conceito e criação do marketing de influência. Mas as marcas também podem usar IA nos bastidores para ajudar a gerenciar, automatizar e otimizar essas campanhas. Um exemplo é o uso da IA para automatizar o processo de relatórios da campanha, o que permite que os profissionais de marketing e seus parceiros influenciadores meçam o sucesso das campanhas e forneçam insights para os stakeholders. À medida que a IA se integra ainda mais com as soluções atuais, é provável que desempenhe um papel ainda maior no futuro das táticas de marketing de influência.

fonte (cases): Sprout Social

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