Imagine uma pequena empresa, onde cada colaborador é mais do que um nome no crachá – é parte de uma cultura organizacional forte. Os recursos são limitados, mas a criatividade é abundante. Em vez de grandes orçamentos, investem em soluções simples, que tornam o dia a dia mais eficiente. Utopia né?
Quase sempre a realidade das pequenas empresas é de baixos orçamentos, com colaboradores tendo que se desdobrar para dar conta de inúmeras funções. No texto de hoje, mostramos como, mesmo em um contexto, ainda que momentaneamente desfavorável, essas empresas podem impactar a comunidade onde estão inseridas.
Invista em tecnologia e recursos acessíveis
CRMs e ferramentas acessíveis: Procure CRMs e ferramentas de gestão de transações de alta qualidade e custo-benefício que otimizem os processos dos agentes. Sem fundos? Use Google Sheets, uma planilha gratuita. Explore também os recursos oferecidos por MLS e associações, muitas vezes subutilizados e disponíveis a custos reduzidos.
Treinamento em redes sociais: Muitos colaboradores se sentem intimidados pelas redes sociais ou não sabem como utilizá-las eficazmente. Considere oferecer treinamentos internos ou cursos online para ajudá-los a construir suas marcas (os cursos geralmente são baratos).
Construir cultura ainda é de graça
Conexão regular: Organize reuniões de equipe para compartilhar sucessos, discutir desafios e encontrar soluções. Pode ser online. O importante é facilitar a participação.
Celebre conquistas: Reconheça publicamente realizações e marcos individuais para construir moral e espírito de equipe. Pequenos gestos de reconhecimento têm grande impacto na felicidade dos colaboradores.
Comunicação aberta: Esteja acessível e ativamente engajado com seus colaboradores. Disponibilidade e suporte são diferenciais importantes para retenção e satisfação.
Ofereça mais flexibilidade e inovação
Estruturas alternativas de comissão ou bônus: Considere opções que permitam aos colaboradores manter mais de suas comissões ou que recompensem com base em desempenho.
Marketing criativo: Ajude a equipe a desenvolver campanhas personalizadas e localizadas que os diferenciem de grandes marcas (use as dificuldades a seu favor).
Estabeleça conexões fortes com a comunidade
Foco em networking local: Incentive seus agentes a participarem de eventos comunitários, ações beneficentes ou parcerias locais, fortalecendo a reputação da agência.
Organize eventos comunitários: Reuniões, workshops ou sessões informativas podem atrair a comunidade e gerar leads orgânicos, além de construir a marca.
Conclusão
Pequenas empresas podem oferecer uma experiência mais personalizada e uma comunidade mais unida, algo que muitos clientes consideram atraente. Ao enfatizar conexão, flexibilidade e recursos acessíveis, você pode fazer seus colaboradores se sentirem bem apoiados e engajados, mesmo sem os recursos das grandes empresas.
Texto baseado nas dicas de Jay Thompson ao Real Estate News.