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Spotify e Youtube estão na guerra pelo podcast. De que lado você está?

Sumário

A partir deste mês, o Spotify vai passar a remunerar criadores de podcast em sua plataforma. Infelizmente esse “benefício” ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. Inicialmente será implementado nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido.

Além disso, a provedora sueca já conta com distribuição em vídeo nativo, através da plataforma Anchor, que desde 2019 pertence ao Spotify.

Com isso, a guerra entre Spotify e Youtube ganha mais um capítulo. E pra você, qual é a melhor opção? É isso que vamos te mostrar

Do início: quando foi a primeira vez que você ouviu falar do termo podcast?

— Podcast em áudio ou em vídeo?

Aí vamos nós. Pois antes de entrar na guerra, precisamos saber das armas que estão em jogo.

O termo podcast remonta como fator de sua própria definição a difusão de mídia sonora pela internet. Algumas características apontadas por pesquisadores da área são: a divisão por episódios, liberdade temática e o baixo custo de produção.

— Mas o Podpah não é barato pra fazer. Me explica isso, então!

O Podpah, Flow Podcast, para citar os mais recortados e comentados do Brasil pertencem a uma categoria que podemos chamar (informalmente, isso não é um artigo acadêmico) de Mesacast ou Podcast de Mesa — também há pesquisas em comunicação que utilizam esses termos.

Por que é importante fazermos essa diferenciação? Pois a guerra entre Spotify e Youtube pelos podcast causa efeitos distintos nessas duas categorias. Pois a dinâmica de produção (e custos) de um podcast que utiliza apenas o áudio como formato de distribuição e de um Mesacast que precisa de um estúdio para manipulação de áudio e vídeo são outras.

— Quero começar um podcast, distribuo em qual plataforma?

— Comece definindo o tema e o formato do teu podcast. Isso definirá os próximos passos.

Comentário do editor: vou interromper meu próprio texto para dizer que você pode distribuir no Spotify e no Youtube ao mesmo tempo. Não há nenhuma barreira legal que impeça de utilizar as duas plataformas. O que queremos explicar é qual plataforma faz mais sentido para cada caso.

O podcast não surgiu no formato de entrevistas, tal qual um talk-show. E mesmo hoje, o que mais temos são os podcasts de nichos (tanto em formato quanto em conteúdo).

Por uma questão de lógica de mercado é difícil competir com um podcast que pode trazer um piloto de Fórmula 1, um diretor de cinema ou o Presidente da República. Por mais que haja muito recurso envolvido, não é só dinheiro que faz com que esses podcasts deem certo (até por isso são poucos).

Pela velocidade da informação e distribuição em multiplataformas — hoje temos uma indústria de cortes — seria uma perda gigantesca distribuir um episódio com figuras tão notórias apenas em áudio. A repercussão seria menor, não viralizaria no TikTok, Reels e nem entupiria os grupos de WhatsApp. Portanto, se a ideia é trazer personagens de alta repercussão, alugue ou construa um estúdio. Grave em áudio e vídeo e distribua principalmente no Youtube, com cortes para TikTok, Reels, canais secundários no Youtube e Shorts. Dito isso, vamos para a realidade de quase todos que começam um podcast: solução com custo reduzido e fácil distribuição.

Comece apenas focando no formato de áudio, talvez com um formato de vídeo simplificado. Vou dar todas as possibilidades:

Apenas áudio

você pode deixar o roteiro da forma mais confortável possível, recomeçar frases que ficaram fora da dinâmica ou palavras que saíram erradas. Mas o principal é: já que você tem apenas o áudio como preocupação, aproveite todos os recursos. Use citações externas, trilhas de transição, a chave é investir na imersão do ouvinte. Aqui o formato tem muita importância, principalmente se o conteúdo não for muito nichado. Lembre-se que na VidCon do ano passado já foi apontado que o formato é mais importante para fidelização do público que o conteúdo.

Melhor plataforma de distribuição: Spotify

Áudio com vídeo simplificado

Utilizando webcam ou celular para gravar o vídeo simultaneamente ao áudio. Pode ser uma boa solução para quem fazer um podcast com gravação de entrevistas de forma remota ou que possui mais de um apresentador. Quando falo em “vídeo simplificado” não estou dando direito a produzir vídeos mal gravados. Se você não tiver condições de oferecer um vídeo satisfatório em questão de iluminação e enquadramento, acho melhor optar pela primeira opção.

Melhor plataforma de distribuição: Spotify

Guarde como um mantraA melhor opção é a que garantir que você consiga produzir com consistência.

Há ainda uma terceira opção que vem sendo utilizada por alguns podcasts para envolver Youtube e Spotify.

Gravar o episódio ao vivo no Youtube e distribuir o episódio gravado e editado no Spotify

É isso mesmo. Eu explico. Muitos podcasts gravam os episódios como uma transmissão ao vivo no Youtube, portanto, permitem e também utilizam da participação do público no “episódio final”. A questão é editar esse material para postar no Spotify como material gravado. Claro, essa é uma opção que não é acessível para todos, pois por mais que o episódio seja editado após a transmissão pelo Youtube, não é recomendado ficar repetindo partes até acertar ou corrigindo termos ao vivo pois há um público que vai consumir só o episódio bruto, portanto, a experiência para ele também precisa ser boa.

Além da parte técnica já abordada, a forma de consumo do teu público-alvo também contribui para a decisão da distribuição.

Formas de consumo

Há públicos que só consomem podcast na sala da TV, no tablet, enquanto está jantando. Portanto é uma relação com o produto que valoriza muito o formato em vídeo. Enquanto isso, há aqueles que só ouvem o podcast. Podendo ser enquanto lavam a louça, correm no parque, ou preenchem planilhas no trabalho. Por mais que as duas plataformas possibilitam consumir em ambos formatos, Youtube é focada em vídeo, já o Spotify disponibiliza recursos para melhor experiência em áudio. Na última pesquisa da DataReportal, em 2023, o Brasil apareceu como país que mais consome podcast no mundo, ou seja, mercado é o que não falta.

Se você quer saber mais sobre o assunto, deixe um comentário. Podemos fazer um guia de como lançar seu podcast em cada plataforma, além de indicações de equipamentos e estratégias de engajamento.

 

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