As empresas estão investindo cada vez mais em iniciativas ESG para atender a regulamentações, tendências e expectativas dos consumidores. Compreender essas expectativas, além de obrigações legais, passou a ser um dos fatores para agregar valor ao cliente final. E engana-se quem acha que esses valores são estáticos. Eles mudam de acordo com a categoria.
À medida que as empresas intensificam seus esforços em ESG, o impacto reflete diretamente em um bom retorno sobre o investimento (ROI). Pesquisas mostram que 59% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos éticos e sustentáveis, e 70% preferem marcas que reflitam seus valores pessoais. Por isso, alinhar as estratégias de ESG às expectativas dos consumidores em categorias específicas é indispensável.
Vamos ver exemplos em dois setores:
A pesquisa da IPSO mostrou que as categorias de Restaurantes de Serviço Rápido (QSR) e “Cuidados com os Cabelos” possuem prioridades distintas, por exemplo. No caso de QSR, os consumidores dão ênfase ao pagamento justo dos funcionários, gestão de resíduos e sourcing responsável de ingredientes. Já no setor de “Cuidados com os Cabelos”, as prioridades incluem a redução da poluição em fábricas, evitar testes em animais e o uso de embalagens ecológicas. Marcas que se alinham a essas prioridades podem se diferenciar e aproveitar oportunidades de mercado ainda pouco exploradas.
Conclusão
Para ter sucesso em iniciativas ESG, as marcas devem valorizar sua herança, tornar visíveis seus esforços em ESG para os consumidores e adaptar suas estratégias de comunicação aos valores em constante evolução do público. Ao monitorar o cenário ESG e alinhar estratégias às expectativas dos consumidores, as empresas podem integrar efetivamente ESG às suas propostas e alcançar sucesso de longo prazo.