A creator economy está se expandindo (você já deve ter visto milhares de posts que falam sobre isso). Até o final do ano, os ganhos com conteúdos estão projetados para alcançar US$ 8,1 bilhões. Esse aumento nas receitas gera mais oportunidades de trabalho para profissionais que trabalham ao lado dos creators, como editores, cinegrafistas e artistas.
A mais recente edição do Creator Economy Hiring Trends Report detalha os tipos de profissionais sendo contratados nesse setor, as empresas que os empregam e a taxa de crescimento dessa força de trabalho.
Para compilar o relatório do terceiro trimestre de 2024, a Creator Economy Jobs analisou 1.941 vagas em 600 empresas. As empresas pesquisadas incluem nomes consolidados no setor, como Lightricks e Electrify Video Partners, além de companhias periféricas, como a Paramount.
Quem está sendo contratado?
Embora as empresas do relatório tenham necessidades diversas, no geral, as tendências de contratação na economia dos criadores permaneceram relativamente estáveis nos últimos dez meses. Engenheiros continuam sendo os profissionais mais demandados, quase metade das vagas são para posições de nível intermediário, e os Estados Unidos seguem como epicentro do setor, com São Francisco mantendo-se como o principal polo de empresas da área.
Entretanto, há sinais de que algumas dessas tendências estão começando a mudar. Com mais posições para criadores sendo abertas no exterior, Europa e Ásia agora representam mais da metade de todas as vagas listadas na Creator Economy Jobs. O número de posições remotas, no entanto, diminuiu por dois trimestres consecutivos, após uma queda de 21% no terceiro trimestre.
A tendência mais importante no setor, contudo, permanece constante: os números continuam subindo. As buscas pelo termo “vagas na creator economy” mais que dobraram no comparativo anual. A empresa com o maior número de contratações no terceiro trimestre é a mesma que liderou no segundo: Coda Payments. A provedora de serviços financeiros conta com 158 vagas abertas na Creator Economy Jobs em outubro de 2024.
Embora a natureza do emprego na creator economy possa estar mudando, o setor não mostra sinais de desaceleração. Se você deseja fazer parte dos dados do relatório de tendências do quarto trimestre, pode conferir as vagas abertas na plataforma Creator Economy Jobs.
Texto adaptado de “Demand for creator economy jobs has more than doubled year-over-year. Who’s hiring?” do Portal Tube Filter