A gestão de uma campanha de marketing de influência geralmente segue etapas muito parecidas (não é uma regra). Por isso, trouxemos algumas das melhores práticas para cada um desses passos.
Descoberta de creators
Em vez de realizar buscas manuais na internet e enviar incontáveis mensagens a potenciais parceiros, tanto marcas quanto creators têm utilizado ferramentas que fazem essa conexão entre creators e marcas. E claro, a Gombo é especialista nesse assunto. É só entrar em contato clicando aqui.
Como parte desse processo, a tecnologia precisa reunir dados relevantes — como colaborações anteriores e presença e popularidade nas plataformas sociais — para recomendar novas parcerias. É como um site de namoro, mas com recompensas muito mais significativas.
Alinhamento da parceria
Para as marcas que buscam construir e sustentar relações de longo prazo com influenciadores, é preciso ter muito claro quais são as metas para conseguir alinhar as expectativas,, garantindo uma parceria tranquila. Por isso, considere investir em uma equipe que ofereça insights e análise de dados, além de elaborar KPIs para o seu conteúdo. No caso de uma parceria, tenha isso acordado previamente (não queremos surpresas depois, né?).
Gestão e mensuração da campanha
Ainda sobre dados e mensurações (veja que damos muita atenção para esse assunto), uma recomendação para marcas que incorporam marketing de influência em suas campanhas é adotar uma plataforma de análise que ofereça acesso a dados de desempenho em tempo real, com base nas KPIs acordadas. Esse recurso geralmente assume a forma de relatórios personalizáveis (parecido com o Google Analytics) , adaptados aos requisitos métricos de cada momento.
À medida que a campanha chega ao fim, é bem recomendado já começar a avaliar o impacto da parceria em relação aos resultados desejados (seja para fortalecer a marca, aumentar vendas ou outro objetivo) e entender o efeito do creator no nível de conteúdo e plataforma. É isso que determina se a abordagem de marketing foi um sucesso.
Modelos de pagamento
Com negociações e parâmetros de pagamento definidos durante as etapas iniciais, fique atento sobre os pagamentos desses acordos. Mais uma vez, aqui na Gombo resolvemos tudo isso.
Modelos de pagamento flexíveis oferecem um incentivo para influenciadores trabalharem com a marca e também são uma maneira de proteger e preservar esse relacionamento de uma campanha para a outra, se necessário. Já escrevemos aqui no Além da Influência, quais as expectativas do creator em relação às campanhas de marketing de influência.
Claro, em todas essas etapas, marcas e creators precisam das ferramentas certas para maximizar tanto seu relacionamento quanto a atividade do creator, a fim de impulsionar conversões.
Texto traduzido e baseado no webnar “The power of technology in influencer marketing: tools, tips, and best practices” da impact.com