As marcas estão cada vez mais dependentes de influenciadores e das redes sociais para impulsionar as vendas.
Aqui no blog, trazemos semanalmente estudos e relatórios que contribuem para o entendimento desse cenário. Inclusive, Erih Carneiro, fundador da Gombo, lançou nesta semana a newsletter do Além da Influência no Substack. Nesta edição, compilamos e explicamos dados valiosos para o marketing de influência. Para acessar é só clicar aqui.
Dependência das redes sociais:
A Shopify fez uma pesquisa recente com comerciantes para entender melhor os desafios, prioridades e oportunidades atuais nos negócios. O estudo foi realizado entre 29 de maio e 12 de junho e ouviu mais de 13.000 comerciantes dos EUA e de vários outros países, como Reino Unido e Japão.
Nos EUA, 73% dos comerciantes destacaram o engajamento nas redes sociais como a principal estratégia para manter o relacionamento com os clientes.
Logo atrás, com 43%, vieram as ofertas e promoções exclusivas, seguidas pelo e-mail marketing e programas de fidelidade.
As redes sociais também tiveram um papel importante na conquista de novos clientes. Cerca de 52% dos comerciantes dos EUA afirmaram que o conteúdo orgânico nas redes foi o canal de marketing mais eficaz no último ano.
Em segundo lugar, com 26%, veio a mídia social paga, seguida por e-mails de marketing e marketing em motores de busca.
Quais as plataformas mais utilizadas?
Plataformas como YouTube, TikTok e Instagram estão na linha de frente do marketing de influência e se tornaram essenciais para o e-commerce. O TikTok, por exemplo, investiu pesado no social shopping com sua funcionalidade “Shop”, que não para de crescer nos EUA.
Já o YouTube Shopping ainda enfrenta alguns desafios para ser amplamente adotado pelos criadores, mas a empresa segue firme no desenvolvimento de novas ferramentas.
Recentemente, o YouTube anunciou atualizações no seu programa de marketing de afiliados e ampliou sua parceria com a Shopify, beneficiando todos os comerciantes elegíveis do Shopify Plus e avançados nos EUA.
Falando em tendências para o próximo ano, 41% dos comerciantes dos EUA acreditam que o marketing de influenciadores e criadores será o mais importante.
Logo atrás, 35% mencionaram o uso de dados dos clientes para criar campanhas de marketing mais direcionadas e personalizadas. Outras tendências em alta são o uso de IA e automação, além de eventos experienciais selecionados.