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Menos é mais? Estudo mostra aumento no engajamento de nano influencers

Sumário

Já faz algum tempo que falamos sobre como creators com menos seguidores conseguem taxas de conversão maiores. Nessa mesma direção, o estudo da Influencer Marketing Hub, de junho, mostra que nano influencers (de mil a 10 mil seguidores) são os mais procurados para as campanhas de marketing de influência, com aumento de 12,9% de maio a junho.

Vamos aos números completos:

  • Nano Influencers (1 a 10 mil seguidores): aumento de 12,9%, passando de 49,26% para 55,61%
  • Micro Influencers (10 a 100 mil seguidores): diminuição de 21,1% passando de 25,74% para 20,32%.
  • Macro influencers (100 a 1 milhão de seguidores): aumento de 19,8%, passando de 12,50% para 14,97%
  • Mega Influencers ou celebridades (mais de 1 milhão de seguidores): diminuição de 27,3%, passando de 12,50% para 9,09%

Quem são os nano influencers?

Nano influencers são influenciadores com menos de 10.000 seguidores nas redes sociais. Ao contrário dos influenciadores profissionais, eles geralmente mantêm um conteúdo mais pessoal – muitas vezes utilizam o próprio perfil pessoal -, com postagens de memes, músicas, textos, assuntos e fotos que gostam.

Em geral, são usuários comuns de redes sociais e, por isso, nem sempre se colocam nessa posição de influencer.

Sua influência é pequena, mas considerada mais autêntica, pois a maioria de seus seguidores é composta por amigos, familiares e conhecidos. São pessoas que os conhecem pessoalmente ou suficientemente bem para confiar em suas opiniões e recomendações.

Assim, a influência de um nano influencer é considerada alta devido à natureza autêntica e pessoal de suas interações.

Imagine o perfil no Instagram de um professor de bateria que dá aulas pela internet. Ele gera conteúdo didático para os seus seguidores, mostra quais músicas está estudando e o que ouviu na última semana, além de responder perguntas sobre o mundo da bateria.

Por haver uma conexão pessoal – muitas vezes esse influencer conhece seus seguidores pessoalmente -, caso uma marca de baquetas proponha uma parceria com esse professor, há uma grande chance de haver uma alta taxa de conversão entre seus seguidores.

Claro que não será essa a única campanha que alavancará as vendas de baquetas, mas pelo custo e oportunidade, há benefício para a marca e para esse nano influenciador.

E é nisso que se firmam as campanhas de marketing de influência. 

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